DISEÑO GRÁFICO // BRASIL
¿Por qué elegiste el diseño como una Carrera en tu vida?
Assim como muitas crianças, desenhar era uma das minhas atividades preferidas. Eu passava tardes rabiscando o papel e desenhando monstros. Quando fiz 13 anos, ganhei uma câmera fotográfica e comecei a olhar o mundo através de uma lente, o que me ensinou a ver e a valorizar os detalhes. Isso tudo, somado à curiosidade, ao interesse pela arte e pelos comic books, me levou naturalmente a escolher o design gráfico. Nunca trabalhei em nada que não estivesse ligado a ele.
¿En que medida tu crees que ser un diseñador latinoamericano te distingue y destaca de otros diseñadores en el mundo?
Somos um povo múltiplo, formado por muitas raças e credos e a nossa identidade está na mistura. Por isso mesmo, nos permitimos experimentar de tudo. Nossa cultura é tão diversa que nunca teremos uma identidade reconhecível como única. Isso nos possibilita exagerar, ser diverso, ser complexo e simples ao mesmo tempo. Essa liberdade é fascinante. Na América Latina, a diversidade é permitida.
¿Cómo ves el diseño en tu país?
Nunca vi no Brasil uma demanda tão grande por Design. Finalmente somos reconhecidos por nossos clientes como parceiros estratégicos e não meramente táticos. Só na minha cidade, Curitiba, temos mais de 7 universidades/faculdades oferecendo cursos de graduação nas áreas do Design. As associações estão se fortalecendo e a profissão está prestes a ser regulamentada, o que no Brasil é um ganho incrível de reconhecimento. Tudo isso me leva a acreditar em um grande crescimento do Design Brasileiro no cenário nacional e internacional.
¿Cuál es tu fórmula íntima e ideal de trabajo para ser más efectivo al momento de diseñar?
Conhecer bem o assunto/produto para o qual estou fazendo o projeto, conhecer bem o público para o qual ele se destina e conhecer bem meu cliente. Parecem premissas básicas, mas muitas vezes ignoradas por alguns designers.
¿Cuáles son los errores más comunes que comenten algunos diseñadores al momento de encarar un proyecto de diseño?
Não conhecer bem o assunto/produto, não conhecer bem o público e não conhecer bem o cliente.
Além disso, destacaria mais dois erros frequentes: não focar a solução em um conceito inovador e eficaz e achar que está criando uma obra de arte e não uma peça de comunicação.
¿Qué consejo darías a una persona que está por elegir esta carrera o empezando a trabajar en ella?
Ter certeza de que é curioso o suficiente para querer aprender sempre.
Los 5 libros importantes que todo diseñador debe leer:
Acho importante o designer ter uma visão ampla e aberta sobre o mundo. Livros sobre Design são tão importantes quanto ler Edgar Allan Poe, Fernando Pessoa ou Nietzsche. Tem um livro em especial, que mudou minha visão sobre a arte e que eu sempre recomendo: “História Social da Literatura e da Arte”, de Arnold Hauser.
Las 5 personas que todo diseñador debe conocer:
- Leonardo da Vinci
- William Shakespeare
- Pablo Picasso
- Helmut Newton
- Milton Glaser
Tu frase motivadora favorita es:
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
—Albert Einstein
Un comentario Agrega el tuyo